Escuta Qualificada de Profissionais da AssistĂȘncia Social
- Veridiana Santana
- 1 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: hĂĄ 11 horas

A pesquisa "Escuta Qualificada de Profissionais da AssistĂȘncia Social" foi realizada pelo ObservatĂłrio Ibira30, uma iniciativa do Bloco do Beco, com o apoio institucional da Fundação Julita. O estudo, que se concentra no territĂłrio do Jardim Ibirapuera, na zona sul de SĂŁo Paulo, teve como principal objetivo dar voz e reconhecer os trabalhadores que atuam nos serviços de ponta da AssistĂȘncia Social. O propĂłsito Ă© compreender as condiçÔes de trabalho, os desafios cotidianos e as potĂȘncias de quem atua diretamente na rede de proteção social do bairro.
O estudo baseou-se em uma amostra de 21 entrevistas, abrangendo diversos profissionais (incluindo assistentes sociais, psicĂłlogos e educadores) de trĂȘs serviços de referĂȘncia no territĂłrio: o Centro de Defesa e ConvivĂȘncia da Mulher (CDCM Casa Sophia), o CCA Julita e o SASF SĂŁo Luiz II. Os dados levantados e a estrutura do relatĂłrio apontam para um cenĂĄrio de trabalho que, embora seja essencialmente tĂ©cnico, polĂtico e afetivo, recai majoritariamente sobre mulheres e carece de reconhecimento e suporte.
O documento destaca o impacto da sobrecarga e da dupla jornada (cuidar de outras famĂlias no trabalho e das suas em casa) como um dos eixos centrais que orientam a seção de SaĂșde Mental, Trabalho e CondiçÔes de Vida. A pesquisa conclui que, ao dar voz Ă periferia, os achados reforçam a urgĂȘncia de valorizar e proteger os profissionais que sustentam a polĂtica de AssistĂȘncia Social.
ReferĂȘncia
OBSERVATĂRIO IBIRA30 â BLOCO DO BECO â FUNDAĂĂO JULITA. Pesquisa Escuta Qualificada de Profissionais da AssistĂȘncia Social. SĂŁo Paulo: ObservatĂłrio Ibira30, 2025.Â
Ficha Técnica:
Publicação: 2025
Realização: Observatório Ibira30 - Bloco do Beco / Fundação Julita / Ministério dos Direitos Humanos
Apoio: FGV-SP e PUC-SP
Clique abaixo para fazer o download da pesquisa na Ăntegra

